terça-feira, 5 de outubro de 2010

Resgate de Brincadeiras Antigas

Antigamente não existiam muito brinquedos e se as crianças quisessem se divertir tinham que usar a criatividade. As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: Amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa… Tudo isso fazia parte do seu cotidiano e assim elas se divertiam por horas e dias.


Gira pião: Alguém da turma esculpia um pião num carretel de madeira e todos se reuniam em volta de um circulo riscado no chão para alí atirar o pião. O impulso no pião podia ser dado com um barbante que era enrrolado na ponta ou até mesmo com as próprias mãos. O pião deveria girar dentro do circulo riscado no chão, se saisse fora deste circulo o jogador dono do pião  saía fora da brincadeira. Esta brincadeira tinha muitas variações e também dependia da criatividade de cada jogador.
  
- Amarelinha: Consistia em fazer quadrados no chão com um giz ou até mesmo com um pedaço de tijolo velho. Nestes quadrados eram escritos números de 1 a 10 e no topo o céu, em formato oval.Cada jogador, então, jogava  uma pedrinha, inicialmente na casa de número 1, devendo acertá-la em seus limites. Em seguida pulava, em um pé só nas casas isoladas e com os dois nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha.
Chegando ao céu, pisava  com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde o jogador precisava apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida. Não cometendo erros, joga a pedrinha na casa 2 e sucessivas, repetindo todo processo. Se perdesse  o equilíbrio, colocando a mão no chão ou pisando fora dos limites das casas, o jogador passa a vez para o próximo, retornando a jogar do ponto em que errou ao chegar a sua vez novamente.
Ganhava o jogo quem primeiro alcançar o céu.




Cantigas de Roda: Também conhecida como ciranda-cirandinha ou brincadeiras de roda, onde várias crianças davam as mãos  formando  um círculo, e começavam a cantar músicas do folclore brasileiro fazendo coreoagrafias pré-estabelecidas de acordo com a história que a música falava.
A música mais conhecida para as brincadeiras de roda é a:
Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dar a meia-volta, volta e meia vamos dar .
O anel que tu me deste era vidro e se quebrou .
O amor que tu me tinhas era pouco e se acabou .
Por isso,  Fulano entre dentro dessa roda .
Diga um verso bem bonito, diga adeus e vá-se embora .


- Bolinha de Gude: Há diversas variações desta brincadeiras, as crianças podem apenas desenhar um circulo no chão ou sobre a terra, e tentar  com a própria bolinha retirar de dentro deste circulo a bolinha do outro jogador. Também existem as versões da Bolinha de Gude na Covinha, que consiste em fazer covinhas na terra e lá colocar a bolinha de gude, o adversário tem que arremessar a própria bolinha e retirar de dentro da covinha a bolinha do outro coleguinha.


- Cinco Marias: São saquinhos de tecido recheados com areia, grãos ou semente. Para brincar são necessários cinco saquinhos de tecido de mais ou menos 4 cm por 3 cm, com enchimento de areia, farinha, ou grãos de arroz. O jogador tem que deixar todos os saquinhos no chão e ir um a um jogando-os para cima sem deixa-los cair novamente no chão, tem de agarra-los antes que eles toquem o chão novamente. Isso tem de ser feito com os 5 saquinhos. Quem deixar cair os saquinhos passa a vez para o outro coleguinha.



2 comentários: